6 passos sobre como planejar a aposentadoria
Como planejar a aposentadoria
O planejamento previdenciário é um estudo detalhado do seu histórico de contribuições, tanto no INSS quanto em regimes próprios, para te auxiliar a alcançar a melhor aposentadoria possível.
Confira neste blogspot como planejar a aposentadoria.
Através da análise de diversos fatores, como tempo de contribuição, idade, salários recebidos, carreiras exercidas, entre outros, é possível identificar o momento ideal para se aposentar, o valor do benefício que você poderá receber e, inclusive, criar estratégias para melhorar o seu rendimento.
Além disso, o advogado especialista irá orientar sobre a relação de documentos importantes que você deve ter em mãos para dar sustentação à melhor aposentadoria. Confira agora como planejar a aposentadoria:
Como planejar a aposentadoria
O planejamento previdenciário é fundamental para todas as pessoas que querem se aposentar um dia, independentemente do regime escolhido.
Deve ser planejado no início da carreira mas analisado com mais profundidade pelo menos 10 anos antes da data em que deseja se aposentar.
- Trabalhadores em início de carreira podem traçar metas e estratégias de longo prazo para alcançar seus objetivos previdenciários.
- Profissionais autônomos podem conhecer as melhores formas de contribuir para a previdência e os benefícios disponíveis.
- Servidores públicos irão entender as regras complexas da previdência própria e identificar as melhores opções de aposentadoria.
- Pessoas próximas à aposentadoria conseguem avaliar as alternativas de aposentadoria e tomar decisões conscientes sobre o futuro.
Dessa forma, é possível se aposentar com o melhor valor, avaliando seus anos de contribuição, documentos guardados e tipos de trabalho exercido e idade.
As vantagens são uma aposentadoria mais digna, que garante o recebimento do melhor benefício possível e mais segurança e tranquilidade, evitando surpresas desagradáveis.
Vamos fazer um excelente planejamento da sua aposentadoria? Fale com nossos especialistas e conquiste o seu melhor benefício.
SGA Advogados
O ideal é iniciar o planejamento previdenciário o quanto antes, mesmo no início da carreira.
Quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para se preparar e alcançar seus objetivos.
No entanto, os últimos 10 anos da sua jornada de trabalho podem modificar para melhor o quanto você vai ganhar mais na frente.
Dessa forma, é possível analisar vários cenários e escolher o melhor deles, levando em conta todo o tempo trabalhado e as nuances de cada profissional.
Como planejar a aposentadoria
- Consulte um profissional especializado: Um advogado previdenciário experiente te auxiliará em todo o processo, desde a análise do seu histórico até a elaboração do plano ideal para você.
- Reúna toda a documentação: Tenha em mãos seus comprovantes de contribuição (CNIS/extrato previdenciário), carteira de trabalho e demais documentos relevantes.
- Analise seu histórico: O advogado analisará seu histórico de contribuições, tempo de serviço, idade e outros fatores para identificar seus direitos e possibilidades.
- Defina seus objetivos: Determine um valor aproximado do benefício que você deseja receber e quando pretende se aposentar para entender como deve agir naquele momento.
- Elabore um plano: O profissional te apresentará um plano personalizado com as melhores estratégias para alcançar seus objetivos.
- Acompanhe e revise o plano: O planejamento previdenciário é um processo contínuo que deve ser acompanhado e revisado periodicamente, de acordo com as mudanças na sua vida profissional e nas leis previdenciárias.
SGA Advogados
Os três principais ações para guardar durante o planejamento previdenciário são:
- Dar baixa na Carteira de Trabalho.
- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho.
- PPP - Vai garantir a redução de tempo ou aumento do valor do benefício, pois nele constam exposição à agentes nocivos ou perigosos.
Ao sair de uma empresa, você precisa manter três coisas em mente: dar baixa na carteira de trabalho e ficar atento à projeção do aviso-prévio, que pode aumentar conforme o tempo de trabalho, até chegar aos 90 dias.
O segundo documento é o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, com o motivo do desligamento. Esse documento pode garantir uma maior extensão de qualidade de segurado para futuros benefícios.
Para quem trabalha exposto a agentes nocivos ou perigosos garante uma redução de tempo para se aposentar, ou seja, você vai poder trabalhar menos no final da sua jornada de trabalho, ou um aumento no valor do benefício.
Guarde Seus Documentos
Guarde tudo assim que sair da empresa, pois, não é raro, a empresa fechar e você não ter mais acesso aos documentos que vão te garantir uma boa aposentadoria no futuro.
Meios de prova para previdência são fundamentais, porque, às vezes acontece de sua carteira de trabalho ser extraviada ou ser danificada.
Nesses casos, outros documentos vão te ajudar neste planejamento, como o extrato analítico de FGTS, RAIS, extratos de pagamento, contracheque, entre outros.
O PPP também é fundamental, pois documenta que você esteve sob um trabalho com exposição a agentes nocivos à sua saúde, podendo garantir um tempo especial e melhora no rendimento futuro.
Atenção: o tempo especial só pode ser garantido com o PPP.
Atenção: O PPP é o Perfil Profissiográfico Previdenciário que descreve cada função que você exercia em determinado trabalho. Por exemplo, um médico tem toda a descrição de seu trabalho, elaborado para mostrar ao INSS a forma de trabalho.
SGA Advogados
A aposentadoria requer muito cuidado, pois um erro pode causar danos no futuro financeiro que nem sempre são possíveis de resolver.
Sendo assim, escolha com cautela um advogado especialista em direito previdenciário, que tenha experiência, muitos casos resolvidos e um lugar fixo, mesmo que atenda em todo o Brasil.
Verifique na internet o nome do advogado, pergunte a clientes antigos, veja avaliações no Google sobre suas causas e, principalmente, converse bastante para tirar todas as suas dúvidas.
Um bom advogado vai se manter o tempo todo acessível e disponível para te orientar sobre o mais justo no seu futuro.
Clique aqui para conhecer os nossos advogados especialistas em Direito Previdenciário.
Como planejar a aposentadoria
Agora que você já conhece todas as dicas para se aposentar bem, por meio de um bom planejamento previdenciário, está na hora de checar suas documentações, correr atrás daquilo que está faltando e se organizar.
Com o apoio de um advogado especializado em aposentadorias, você terá acesso a simulações para verificar quanto tempo falta e qual melhor aposentadoria.
Nem sempre chegar no tempo certo garante sua aposentadoria, pois, a calculadora do INSS não vai contabilizar determinadas atividades, como estágios técnicos, tempo especial ou atividades com outras possibilidades de aumento de rendimento.
Há várias regras de transição, abrindo uma gama de possibilidades muito grande, então, é fundamental estudar e planejar.
O ideal é que você faça o planejamento previdenciário com, ao menos, 10 anos de antecedência, porque você poderá ajustar os valores de recolhimento, organizar os documentos e saber quanto tempo falta para a melhor aposentadoria para você.
Às vezes, trabalhar mais um ano pode gerar um ganho enorme no seu rendimento. Mas este estudo precisa ser personalizado e realizado por um profissional que entenda de todos esses detalhes.