Documentos necessários para a aposentadoria

Documentos necessários para a aposentadoria
Veja os documentos que você vai precisar para pedir sua aposentadoria

Veja nesta postagem detalhes e informações sobre os documentos necessários para a aposentadoria. Fique bem informado!

Documentos necessários para a aposentadoria

Introdução
Documentos necessários para a aposentadoria

A jornada para se aposentar começa muito cedo, logo quando você começa no seu primeiro emprego (ou com sua primeira contribuição).

Mas, com a desinformação, deixamos de guardar documentos importantes ao longo da nossa vida.

Pensando nisso, separamos várias dicas neste artigo para que você tenha todos os documentos necessários para a aposentadoria e comprove todo seu tempo trabalhado.

Dessa forma, você vai garantir que sua aposentadoria seja iniciada no tempo certo e com as melhores condições.

SGA Advogados

Vídeo - 3 documentos essenciais para guardar quando for demitido
Play Video

Neste vídeo, o advogado trabalhista Rodrigo Azevedo explica a importância de três documentos essenciais ao ser demitido:

  • A Carteira de Trabalho com a data correta e a atenção ao tempo de aviso prévio
  • O Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
  • O PPP

Destacando a necessidade de guardá-los para garantir direitos previdenciários futuros e evitar problemas caso a empresa feche.

Documentos necessários para a aposentadoria

Documentos para guardar quando for demitido
Documentos necessários para a aposentadoria

As três principais ações que você deve tomar, pensando na sua aposentadoria, são:

  • Dar baixa na sua carteira de trabalho
  • Guardar o termo de rescisão de contrato de trabalho
  • Solicitar e guardar o PPP

Tudo deve ser feito no mesmo período em que houver o desligamento da empresa. Vamos aos detalhes.

Dar baixa na carteira de trabalho

Se você sair da empresa, o aviso prévio pode ser de 30 a 90 dias e isso vai contar como tempo de contribuição. Esse cálculo funciona da seguinte forma: após o primeiro ano, você recebe 30 dias de aviso prévio.

A cada ano a mais trabalhado, você recebe 3 dias, somados a esses 30 dias.

Por exemplo, se você trabalhou quatro anos em uma empresa você receberá os 30 dias de aviso prévio (pelo primeiro ano) e mais 3 dias a cada ano adicional, ou seja: 30 + 3 + 3 +3 = 39 dias de aviso prévio.

Esse tempo vai contar como tempo de segurado, melhorando sua aposentadoria.

Termo de rescisão de contrato de trabalho

Neste termo vai estar discriminado o motivo do desligamento, se é justa causa, quem solicitou o desligamento, o tempo de trabalho e os detalhes da demissão, incluindo valores de salário e depósitos ao INSS.

Ele vai garantir uma maior extensão da qualidade de segurado no momento que você der entrada no pedido de aposentadoria, pois comprova vários tópicos importantes.

PPP

É o documento que vai registrar e documentar a exposição a agentes nocivos e perigosos. Isso garante redução de tempo de trabalho devido aos riscos laborais ou mesmo uma melhora no valor do benefício.

Importante: todos os documentos precisam ser guardados no momento da saída da empresa porque as empresas podem fechar e se não houver a apresentação do documento não haverá como comprovar as contribuições.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Você esta precisando pedir uma aposentadoria da pessoa com deficiência? Fale com nossos especialistas para iniciarmos o seu processo agora mesmo!

Documentos necessários para a aposentadoria

Perdi a Carteira de Trabalho. E agora?

Se, por exemplo, você perder a Carteira de Trabalho, terá como comprovar os detalhes e contribuições previdenciárias de outra forma: uma delas é justamente o Termo de rescisão de contrato, que contém a data de entrada e saída da empresa, entre outros detalhes importantes e que servem como prova.

Uma outra fonte de prova também relevante é o extrato analítico do FGTS.

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que você pode conseguir no Ministério do Trabalho, os seus PPPs e os contra-cheques também servem como meio de prova.

Faça cópias para o computador e tenha uma pasta com todos eles, em um lugar seguro.

Dica do especialista: O tempo especial só vai ser garantido com o PPP. Os demais documentos não garantem esse direito.

SGA Advogados

O que é o PPP?
Documentos necessários para a aposentadoria

O PPP é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, um documento que pontua cada função que você exercia em determinado trabalho.

Por exemplo, um médico tem toda a descrição de seu trabalho, elaborado para mostrar ao INSS a forma como o trabalho era realizado..

Neste documento vai ser descrita a atividade, quando você entrou e saiu e a quais agentes o trabalhador estava exposto.

Sem esse documento, pode haver prejuízos tanto no tempo de contribuição quanto no valor do benefício, pois é ele que vai garantir tanto uma aposentadoria especial, como em outros casos um aumento no tempo de contribuição e um consequente direito à aposentadoria ou aumento no valor da aposentadoria.

Se você não guardou, ainda pode correr atrás dessa documentação, caso a empresa ainda esteja em atividade.

Dica do
Especialista

Essa aposentadoria é vantajosa para você?

Depois de verificar toda documentação, procure saber se essa aposentadoria é vantajosa para você. Depois da Reforma da Previdência, há diversas regras de transição, como os pedágios, pontos, especial.

Então, ainda que você tenha o direito de se aposentar, observe se é o melhor momento. O recomendável sempre é planejar a sua aposentadoria e simular qual o melhor cenário para obter bons resultados.

Clique aqui e saiba como planejar a sua aposentadoria de uma forma simples e segura.

Documentos necessários para a aposentadoria

Detalhes sobre a aposentadoria do trabalhador rural
Documentos necessários para a aposentadoria

Segundo os dados do IBGE, cerca de 15% da população brasileira vive na Zona Rural.

Muitos tiram seu próprio sustento ou de sua família por meio da terra, seja pelo plantio ou através de criação de animais.

Mas o que poucos sabem é que existe uma Aposentadoria do INSS voltada especificamente para essa população rural voltada aos mais diversos tipos de trabalhadores que realizam atividades rurais:

  • Trabalhador empregado em propriedade rural ou prédio rústico, com carteira assinada
  • Trabalhador Contribuinte Individual que realiza serviços sem vínculo empregatício em propriedades rurais
  • Trabalhador avulso que realiza serviços em propriedade rural, não possui vínculo empregatício mas é vinculado a uma cooperativa ou sindicato;
  • Segurados Especiais

SGA Advogados

Quais os documentos necessários para a aposentadoria rural?

Uma dica muito importante para conquistar a Aposentadoria Rural é reunir seus documentos com antecedência para que o INSS considere os períodos corretamente e não erre no seu benefício.

Documentos Comuns

  • Documento de Identificação com foto
  • Número do CPF

Documentos para comprovação das atividades rurais

  • Contrato individual de trabalho ou Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Contrato de arrendamento, parceria, meação ou comodato rural, cujo período da atividade será considerado somente a partir da data do registro ou do reconhecimento de firma do documento em cartório
  • Declaração fundamentada de sindicato que represente o trabalhador rural ou, quando for o caso, de sindicato ou colônia de pescadores, desde que homologada pelo INSS
  • Comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), através do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) ou qualquer outro documento emitido por esse órgão que indique ser o beneficiário proprietário de imóvel rural
  • Bloco de notas do produtor rural
  • Notas fiscais de entrada de mercadorias, emitidas pela empresa adquirente da produção, com indicação do nome do segurado como vendedor e o valor da contribuição previdenciária
  • Documentos fiscais relativos à entrega de produção rural à cooperativa agrícola, entreposto de pescado ou outros, com indicação do segurado como vendedor ou consignante
  • Comprovantes de recolhimento de contribuição à Previdência Social decorrentes da comercialização da produção
  • Cópia da declaração de imposto de renda, com indicação de renda proveniente da comercialização de produção rural
  • Licença de ocupação ou permissão outorgada pelo INCRA.

Se você é um Segurado Especial, é muito importante contar com ajuda profissional para demonstrar essa modalidade de segurado, pois o INSS muitas vezes não reconhece esse direito seu.

Documentos necessários para a aposentadoria

Conclusão

Como você viu neste artigo, seja a aposentadoria rural ou a urbana, é importante manter todos os seus documentos bem organizados e seguros, para que, no futuro, você possa usufruir da melhor aposentadoria.

Planeje tudo com antecedência e fique atento a toda essa documentação que citamos acima.

Precisa pedir sua aposentadoria?

Fale com um dos nossos advogados especialistas e conquiste o seu benefício!